Nome Científico: Malpighia punicifolia L.
Nomes populares: Acerola,cereja das antilhas.
Nome inglês: Barbados Cherry.
Origem: Mar das Antilhas,América Central.
O consumo em expansão dessa fruta deve-se basicamente, a seu elevado teor de ácido ascórbico(vitamina C) que em alguma variedades, alcança até 5000 miligramas por 100 g. de polpa.
Este índice chega a ser 100 vezes ao da laranja, ou dez vezes ao da goiaba, fruta com alto teor dessa vitamina.
As folhas são verde-escuras,brilhantes pequenas ovaladas.
Flores pequenas violáceas ou rosas com cinco pétalas. |
Tem floração durante todo ano,e após três a quatro |
Colhendo com alegria pois é uma fruta que nos traz muitos benefícios a nossa saúde!
Previne contra gripes,resfriados, é preventivo contra os radicais livres e ao envelhecimento precoce das células.
É extremamente frágil, permanece no pé por apenas dois dias após chegar à maturação. Os frutos conservam-se apenas 3 dias após a colheita, daí a dificuldade da sua comercialização ao natural. A acerola pode ser utilizada na forma de refresco, suco, xarope, sorvete, balas, cápsulas de vitamina C pura, creme gelado, geleia, compota, bala, néctar e conserva.
Frutificação durante todo o ano, de setembro a março principalmente; colheita manual diária ou em dias alternados. A frutificação se inicia, em média, a partir de dois a três anos de plantio, podendo uma aceroleira produzir de 20 à 30 quilos de frutos por ano.
O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador mundial da acerola. Atualmente a região nordeste do Brasil é a maior produtora de acerolas do país.
Prazer em colher e após preparar um suco delicioso.
Prepare o suco no liquidificador com pouca água e bata por um minuto, depois passe pela peneira,e adicione o açúcar ou faça sem açúcar para quem não pode.
Nenhum comentário:
Postar um comentário